Pesquisar no site

Dez sintomas indicam se o seu computador faz parte de uma rede zumbi

02/09/2013 20:22

Os Botnets não são uma ameaça exclusiva para PCs, pois os criminosos diversificam os ataques, criando códigos para todas as plataformas. Um exemplo disso foi a primeira rede zumbi descoberta em Androids. Em janeiro de 2012, criminosos incluíram um malware em um jogo que permitia total acesso ao sistema do Google. Outros golpes por meio de rede zumbi registrados são envios de SMS com spam e roubo de dados bancários.

Nem o sistema da Apple, o Mac OS, considerado um dos mais seguros, está imune a este tipo de ameaça. Recentemente, um trojan chamado Flashback conseguiu infectar mais de 700 mil computadores de usuários da Apple. A contaminação por este tipo de malware pode ocorrer quando o usuário visita uma página WordPress infectada.

Segundo o diretor de pesquisa e análise da Kapersky Lab na América Latina, Dmitry Bestuzhev, os principais sintomas que podem indicar que seu computador ou dispositivo móvel está infectado por um botnet podem ser identificados de maneira simples. Além do cuidado constante ao navegar na Internet, é importante ficar atento aos seguintes indicadores.

1. A CPU do seu computador está trabalhando em alto consumo;

2. Quando você usa uma memória USB o computador diz que ela está infectada;

3. São criados atalhos ou arquivos em drives removíveis (pendrives);

4. Algumas pastas são ocultadas no computador;

5. Você não pode acessar as configurações do Windows, pois estão bloqueadas;

6. O tráfego de rede está muito alto;

7. Você envia e-mails, mas não recebe;

8. Você não consegue fazer pagamentos de conta pelo celular;

9. A bateria do dispositivo acaba mais rápido que o normal e ainda permanece aquecida;

10. Entre os serviços do computador aparecem usuários ou administradores desconhecidos.

É importante lembrar que tomando os cuidados adequados você poderá evitar que seu computador seja infectado. Evite entrar em sites com conteúdo duvidoso, não abra links e e-mails suspeitos, evite instalar softwares de origem duvidosa, e use um bom antivírus.

Fonte: TechTudo

Voltar

Feedbackrs © 2013 Todos os direitos reservados.